segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Obra: “Futebol em Brodósqui” – Cândido Portinari- 1935






Obra: “Futebol em Brodósqui” – Cândido Portinari- 1935

Em geral a obra do artista Cândido Portinari é uma reminiscências de seu passado, especialmente de sua infância, o que nos coloca à frente da questão da história pessoal do artista e de suas memórias como representações importantes para a compreensão de sua produção artística.
Em outras obras encontramos a representação de crianças brincando, em movimento. Não é estática. Um dos pontos a ser transmitido se relaciona ás crianças que o transformaram em uma brincadeira que pode ser considerada universalizada no meio infantil brasileiro, e que é popular entre todas as camadas sociais no nosso País. O jogo de futebol. Esta pintura nos mostra ainda uma visão bucólica, quase idealizada da vida interiorana, sempre em sentimentos contraditórios com o cotidiano de cidades maiores.
É possível pensar, lendo estes escritos, na situação nada incomum de Portinari enquanto um homem do interior, vivendo numa grande cidade, boa parte de sua obra pode ser considerado um resgate dessa memória interiorana, que ele carrega na manifestação artística de cores fortes, contrastantes, em suas obras de paisagens de sua Brodósqui natal.
Através das imagens produzidas por ele, podemos reconhecer a representação artística do que ele percebia em seu país, daí talvez a ênfase dada em alguns momentos, em cenas da sua infância, da sua cidade natal, mas principalmente desta forma, numa figuração das manifestações populares da cultura brasileira, das quais o futebol é uma das mais vibrantes, ainda mais se representado como um jogo, uma divertida brincadeira  de  infância,  com  as  cores  dessas lembranças presentes na memória, sobre a terra vermelha.

ANALISANDO A OBRA:

Ø  Nota-se a presença de onze figuras humanas e alguns animais sendo, todas as crianças e animais como bodes e vacas. Três crianças disputando pela posse da bola enquanto as outras vão em direção a elas. Um chão de barro seco com alguns tocos de árvores e pedregulhos, com céu de fim de tarde.

Ø  As crianças ilustradas por Portinari parecem reais, aparentemente alegres, vibrantes e sedentos pela posse da bola. Apesar de estarem descalços e com roupas que dão a sensação de estarem sujas pela poeira do ambiente.
Ø  Nesta obra Portinari usou aparentemente as seguintes cores: marrom, laranja, amarelo, rosa, branco, vermelho, lilás, verde, azul, bege e preto. Tela pintada com tinta óleo sobre tela de tecido e de dimensão 97x1, 30 centímetros.

Ø  A obra representa saudade das peladas de futebol na infância.

Ø  Dá para se ver nitidamente a felicidade dessas crianças pobres, vivendo um dos seus momentos de felicidade com os amigos. Em todas as crianças representadas por Portinari nesta obra nota-se que elas usam roupas desgastadas pelo tempo e sujas pela poeira do ambiente.

Ø  Conteúdo institucional: A obra: “Futebol em Brodósqui” representa as partidas de futebol que Portinari viveu em sua infância. Portinari retratou um dos poucos momentos de felicidade em sua infância pobre.

FONTE:
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Artes/155553.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.